quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Dica de Leitura
SlammPoesia vencedora- Slammer Anielle -E.E Dr. Waldemar Moniz -Marilia 2013
Sob nova direção
Brasil...
Sob nova direção
Uma mulher governando?
Quem diria?
Que evolução!
2014 nos espera,
A copa? Com que renda?
O que devia estar na saúde
Ta virando oferenda;
A copa vai passar... Tudo vai ficar...
A Saúde pedindo socorro, e quando isso vai mudar?
Gente se toca
O país não tem renda
Pra ficar se bancando!
Então nem tenta;
To eu aqui representando
Milhões de vozes que
Queriam te falar, podemos
Ser melhores os no futebol
Mas a saúde, educação,
Tudo isso vai mudar?
Conheça nosso trabalho:
Aperte no gostei, se inscreva no canal, e comente....Visite nossas paginas e torçam para progredirmos no Circuito Ayrton Senna da juventude 2013.
Vídeo da slamer e protagonista vencedora do Circuito Ayrton Senna da Juventude
Já concluímos todas as etapas para o envio do vídeo da slamer vencedora no local indicado. Estarei fazendo isto ainda hoje com a ajuda do time. Vocês não tem ideia de quantas vezes filmamos para escolher a melhor produção. Aniele se superou e deixou-nos de boca aberta de admiração . Tem outros vídeos onde consta todo o processo de ensaio e seleção da slamer, ou seja o vídeo da apresentação dos jovens no campeonato onde Anielle ainda estava super tímida e retraída, ainda lendo o texto e os jurados ( 3º ano do ensino médio, professora Mayra , euzinha e equipe gestora participou. O progresso foi notável. Postei apenas fotos, porque, tem uma aluna do 3º ano no vídeo que não quer aparecer e respeitando a vontade e direito dela, ainda estamos editando o vídeo para tirar quando ela aparece. Estamos na maior correria na escola com a programação bimestral, todos muito ocupados e em provas, mas finalmente conseguimos resolver a tempo. Também estarei fazendo a inscrição ainda agora de manhã, da slamprotagonista que é a Anielle Almeida Santos. Ela, o time, escola e a família toda dela estão radiantes com a viagem que consideramos que será um enorme aprendizado. Se eu esqueci de falar ou me equivoquei em alguma coisa, depois retorno e complemento. ( Salete)
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Lugares e momentos alternativos de leitura
Comemorando mais essa vitória, com muitos bombons huuuummm...#SlamProtagonista
Campeonato slamprotagonista
Acontecerá na próxima segunda feira dia
11/11/13 a realização do campeonato slampoesia na escola. Este será 1º desafio
do time ( Organizar o evento e criar poesias, entre as quais uma será a
escolhida para representar nossa sala de leitura, nossa escola e também a
Diretoria de Ensino de Marília na 2ª fase Estadual onde, competiremos com
as demais diretorias.Também será escolhido o aluno representante da escola que
participará do 10º circuito da juventude 2013. As fotos abaixo demonstram o
time estudando os materiais e vendo os vídeos disponibilizados pelo Instituto
Ayrton Senna.
Nossa escola foi selecionada para participar do 10º Circuito Ayrton Senna da Juventude 2013. Isto Ocorreu devido á dedicação e responsabilidade do time “Ler para saber” que são os protagonistas da sala de leitura e participam do game superação jovem do Instituto Ayrton Senna.
Parabéns para Adriana, Anielle, Isabella e Mariana. Parabéns também para todos aqueles que frequentam a sala de leitura.
Aguardem que virão novos desafios e etapas pela frente.
Acontecerá na próxima segunda feira dia
11/11/13 a realização do campeonato slampoesia na escola. Este será 1º desafio
do time ( Organizar o evento e criar poesias, entre as quais uma será a
escolhida para representar nossa sala de leitura, nossa escola e também a
Diretoria de Ensino de Marília na 2ª fase Estadual onde, competiremos com
as demais diretorias.Também será escolhido o aluno representante da escola que
participará do 10º circuito da juventude 2013. As fotos abaixo demonstram o
time estudando os materiais e vendo os vídeos disponibilizados pelo Instituto
Ayrton Senna.
Nossa escola foi selecionada para participar do 10º Circuito Ayrton Senna da Juventude 2013. Isto Ocorreu devido á dedicação e responsabilidade do time “Ler para saber” que são os protagonistas da sala de leitura e participam do game superação jovem do Instituto Ayrton Senna.
Quarta-feira, 23 de outubro de 2013
Gincana da Leitura
Gincana da Leitura com alunos de 6ºs anos desenvolvida pelo
time Ler para Saber
O time Ler para saber
desenvolveu um rápido projeto intitulado “Gincana da leitura “que foi dividido
em três partes”. Escolheram quatro alunos a partir do seu interesse e
frequência na sala de leitura. Primeiro entregaram um livro para um, para que
pudessem estudar sobre ele (15 dias antecipadamente). Na segunda etapa fizeram aos
alunos questões relacionadas ao livro escolhido (vide fotos). Este questionário
eliminou dois alunos, ficando dois para a grande final. Espalharam letras que
formariam uma palavra sobre o assunto do livro escolhido. Quem completasse
primeiro a palavra ganharia a gincana da leitura. (vide vídeo). A líder nesta
atividade foi a aluna Mariana.
Cada uma das participantes do time já foi líder
de alguma atividade e todas foram muito responsáveis e demonstraram iniciativa
e autonomia ao desenvolvê-las.
Fotos:
Gincana da Leitura com alunos de 6ºs anos desenvolvida pelo
time Ler para Saber
O time Ler para saber
desenvolveu um rápido projeto intitulado “Gincana da leitura “que foi dividido
em três partes”. Escolheram quatro alunos a partir do seu interesse e
frequência na sala de leitura. Primeiro entregaram um livro para um, para que
pudessem estudar sobre ele (15 dias antecipadamente). Na segunda etapa fizeram aos
alunos questões relacionadas ao livro escolhido (vide fotos). Este questionário
eliminou dois alunos, ficando dois para a grande final. Espalharam letras que
formariam uma palavra sobre o assunto do livro escolhido. Quem completasse
primeiro a palavra ganharia a gincana da leitura. (vide vídeo). A líder nesta
atividade foi a aluna Mariana.
Cada uma das participantes do time já foi líder
de alguma atividade e todas foram muito responsáveis e demonstraram iniciativa
e autonomia ao desenvolvê-las.
Fotos:
Banquete Literário
Banquete Literário
Terminamos na última sexta-feira o desenvolvimento do projeto “Banquete Literário”, que foi o maior sucesso com os alunos. Primeiramente a monitora Anielle, líder do time nesta atividade começou falando da vida e obra de Vinicius de Moraes e Clarice Lispector e depois os convidou para entrarem no ambiente preparado para cada um dos autores conforme fotos postadas no blog. Enquanto as alunas Mariana e Isabela ajudavam na atividade e tiravam dúvidas, a aluna Adriana anotava os pedidos de reserva dos livros que os interessava. Foi bem interessante ver a iniciativa do time tanto no planejamento quanto no decorrer da atividade.
Senha do time ''Ler Para Saber''- Casa da Leitura, Superação Jovem.
A senha escolhida pelo time ” Ler para Saber” é essa:
”Aprecie mais o sabor da leitura.”
Já escolhemos as portas da casa da leitura, lemos os livros, discutimos, comparamos opiniões; mas o mais legal foi a curiosidade em saber o final que para cada uma era diferente.Vale a pena ler e reler.
De: Anielle Almeida Santos”E.E. Dr Waldemar Moniz da Rocha Barros.” DE MARILIA-SP
Projeto: Banquete
Literário
Jovens Protagonistas:
Adriana Clemente Luz
Anielle Almeida Santos
Isabela Tocilo Andreaze
Mariana Lucia Primo Martins
Professora Responsável:
Salete D. Do Amaral
Objetivo: Incentivar os alunos a praticarem o ato de
ler, e apreciar mais o sabor da leitura.
Justificativa: Para que de forma espontânea, os alunos possam se
interessar e conhecer mais o mundo dos livros, e levar isso além da escola;
tornar o ato de ler um Hobby.
A escolha do gênero ‘’ Poesia’’, foi
onde todos concordaram, por ser um gênero literário muito apreciado, porém não
muito fácil de compreender.
Metodologia: 1ª Ação: Pesquisamos a preferência dos alunos, passando
de sala em sala fazendo uma votação. 30/09 à 2/10
2ª Ação: Coletar material. 3/10 à
4/10
3ª Ação: Montagem e confecção do
ambiente. 7/10 à 9/10
Divisão de tarefas:
Adriana Clemente
Luz: .
Indicações / Decoração.
Anielle Almeida
Santos: Gráfica / Decoração.
Isabela Tocilo
Andreaze: Montagem / Decoração.
Mariana Lucia
Primo Martins: Montagem / Decoração.
Registros:
Através de fotos,
sugestões e depoimentos.
Pesquisa:
Internet, e livros
da sala de leitura.
Recursos:
Tecidos, Carteiras,
fio de nilon, computador, obras de Vinicius de Moraes e Clarice Lispector.
Conclusão:
Esperamos levar os
alunos ao ato de ler e ao prazer ao ler.
Toda a comunidade
escolar será beneficiada com esse projeto.
Resumo:
Levar a leitura à
vida da comunidade escolar.
Marília, Outubro/2013
EE Dr. Waldemar Moniz da Rocha
Barros
Diretoria de Ensino Região de
Marília
Monitoras trabalhando na criação e configuração do tumblr
Tumblr Sala de Leitura
As alunas monitoras da sala
de leitura criaram hoje o tumblr do time Superação Jovem- Instituto Ayrton Senna e deram início as
primeiras postagens.
O time já apareceu na plataforma do Instituto Ayrton Senna
Momentos e lugares alternativos de leitura
Rodas
de leitura, conversando sobre livros.
Introdução
As rodas de sala de leitura devem ser realizadas como uma atividade planejada e permanente de leitura na escola (semanal ou quinzenal), em que se converse sobre as leituras que as crianças realizaram em casa (com o empréstimo de livros) e abra-se um espaço para que elas indiquem o livro que leram para alguns colegas, levando em conta características da obra e as preferências leitoras dos amigos.
Essa atividade, ao ser inserida no cotidiano da classe, traz em si o potencial de ajudar a construir uma comunidade de leitores e escritores na escola, em que as crianças tenham múltiplas oportunidades de explorar novos livros, escolher suas leituras, apreciar os efeitos que cada uma delas lhes traz, falar sobre essas sensações, recomendar leituras e analisar as recomendações recebidas dos colegas a fim de seguir aquelas que parecem mais interessantes, desenvolvendo, ao longo do processo, gostos e preferências por obras, gêneros e autores.
Objetivos
- Ampliar o repertório literário;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Confrontar interpretações;
- Estabelecer relações com outros textos;
- Ampliar os conhecimentos acerca de um determinado autor, utilizando-os como critério de seleção na escolha dos livros a serem retirados/recomendados e enriquecendo as possibilidades de antecipações e interpretações;
- Ampliar os conhecimentos acerca de determinado gênero, utilizando-os como um critério de seleção/indicação na escolha dos livros a serem retirados/recomendados e enriquecendo as possibilidades de antecipações e interpretações;
- Conhecer diferentes ilustradores e ilustrações, compartilhando o efeito que uma ilustração produz, confrontando interpretações e considerando tais conhecimentos na seleção/indicação de livros;
- Conhecer diferentes coleções, ampliando os conhecimentos acerca das características desse tipo de publicação e utilizando-os como um critério de seleção na escolha dos livros a serem retirados ou em sua indicação.
- Ampliar o repertório literário;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Confrontar interpretações;
- Estabelecer relações com outros textos;
- Ampliar os conhecimentos acerca de um determinado autor, utilizando-os como critério de seleção na escolha dos livros a serem retirados/recomendados e enriquecendo as possibilidades de antecipações e interpretações;
- Ampliar os conhecimentos acerca de determinado gênero, utilizando-os como um critério de seleção/indicação na escolha dos livros a serem retirados/recomendados e enriquecendo as possibilidades de antecipações e interpretações;
- Conhecer diferentes ilustradores e ilustrações, compartilhando o efeito que uma ilustração produz, confrontando interpretações e considerando tais conhecimentos na seleção/indicação de livros;
- Conhecer diferentes coleções, ampliando os conhecimentos acerca das características desse tipo de publicação e utilizando-os como um critério de seleção na escolha dos livros a serem retirados ou em sua indicação.
Flexibilização
para deficiência intelectual
Se o aluno não for alfabetizado, estimule sua observação sobre as ilustrações dos livros. Há vários livros infantis com muita riqueza de imagens. Assim, a leitura visual deve ser encarada como outra maneira de interpretar a história.
Se o aluno não for alfabetizado, estimule sua observação sobre as ilustrações dos livros. Há vários livros infantis com muita riqueza de imagens. Assim, a leitura visual deve ser encarada como outra maneira de interpretar a história.
Conteúdos
- Valorização da leitura como uma fonte de prazer e entretenimento.
- Interesse por compartilhar opiniões, ideias e preferências acerca dos livros lidos.
- Desenvolvimento de estratégias de argumentação para defender ideias e pontos de vista sobre os livros lidos.
- Desenvolvimento de critérios de escolha e de indicação de livros. Anos
1º e 2º anos. Tempo estimado Atividade permanente ao longo do ano ou do semestre, com frequência quinzenal ou semanal.
- Valorização da leitura como uma fonte de prazer e entretenimento.
- Interesse por compartilhar opiniões, ideias e preferências acerca dos livros lidos.
- Desenvolvimento de estratégias de argumentação para defender ideias e pontos de vista sobre os livros lidos.
- Desenvolvimento de critérios de escolha e de indicação de livros. Anos
1º e 2º anos. Tempo estimado Atividade permanente ao longo do ano ou do semestre, com frequência quinzenal ou semanal.
Material necessário:
Livros
de literatura infanto-juvenil constantes do acervo da Escola.
Flexibilização
para deficiência intelectual
Providencie alguns exemplares em áudio e/ou em braile.
Providencie alguns exemplares em áudio e/ou em braile.
Desenvolvimento
1ª etapa
Organize as rodas de leitura e aproveite as perguntas abaixo, retiradas do livro Dime, de Aidan Chambers, a o professor criar um movimento de troca de ideias, considerações e indicações entre os pequenos, usando, quando necessário, uma pergunta ou outra com cada criança na roda. Com o tempo, as crianças vão construindo uma autonomia cada vez maior para compartilhar essas impressões sobre as leituras realizadas e, com isso, assumindo um protagonismo cada vez maior na troca.
Organize as rodas de leitura e aproveite as perguntas abaixo, retiradas do livro Dime, de Aidan Chambers, a o professor criar um movimento de troca de ideias, considerações e indicações entre os pequenos, usando, quando necessário, uma pergunta ou outra com cada criança na roda. Com o tempo, as crianças vão construindo uma autonomia cada vez maior para compartilhar essas impressões sobre as leituras realizadas e, com isso, assumindo um protagonismo cada vez maior na troca.
Flexibilização
para deficiência intelectual
Marque a atividade com um símbolo no quadro de rotina e leve o aluno até ele um pouco antes do início, antecipe o comportamento esperado dele e estimule sua participação no preparação da sala para o momento da leitura. Faça perguntas direcionadas a esse aluno condizentes com suas competências de leitor. Valorize a leitura das imagens.
- Houve alguma coisa de que vocês gostaram nesse livro?
- O que chamou especialmente a atenção?
- Você gostaria que algo tivesse acontecido de forma diferente?
- Houve alguma coisa de que você não gostou?
- Houve uma parte que você achou cansativa?
- Você pulou alguma parte? Qual?
- Se você parou de ler, em que parte isso aconteceu?
- Houve alguma coisa que causou espanto?
- Houve algo que você achou maravilhoso?
- Encontrou alguma coisa que você nunca havia visto em um livro?
- Você se surpreendeu com alguma coisa?
- Alguma coisa não combinava ou não ficou bem explicada?
- A primeira vez que você viu esse livro, antes de ler, como pensava que ele seria?
- O que o fez esperar isso?
- Depois de ler, foi o que você esperava?
- Você já leu livros como este?
- Você já leu esse livro antes? (Se sim) Foi diferente dessa vez?
- O que você diria a seus amigos sobre esse livro?
- Há quanto tempo vocês acham que aconteceu essa história?
- Sobre quem é essa história?
- Que personagem você achou mais interessante?
- Em que lugar se passa a história?
Marque a atividade com um símbolo no quadro de rotina e leve o aluno até ele um pouco antes do início, antecipe o comportamento esperado dele e estimule sua participação no preparação da sala para o momento da leitura. Faça perguntas direcionadas a esse aluno condizentes com suas competências de leitor. Valorize a leitura das imagens.
- Houve alguma coisa de que vocês gostaram nesse livro?
- O que chamou especialmente a atenção?
- Você gostaria que algo tivesse acontecido de forma diferente?
- Houve alguma coisa de que você não gostou?
- Houve uma parte que você achou cansativa?
- Você pulou alguma parte? Qual?
- Se você parou de ler, em que parte isso aconteceu?
- Houve alguma coisa que causou espanto?
- Houve algo que você achou maravilhoso?
- Encontrou alguma coisa que você nunca havia visto em um livro?
- Você se surpreendeu com alguma coisa?
- Alguma coisa não combinava ou não ficou bem explicada?
- A primeira vez que você viu esse livro, antes de ler, como pensava que ele seria?
- O que o fez esperar isso?
- Depois de ler, foi o que você esperava?
- Você já leu livros como este?
- Você já leu esse livro antes? (Se sim) Foi diferente dessa vez?
- O que você diria a seus amigos sobre esse livro?
- Há quanto tempo vocês acham que aconteceu essa história?
- Sobre quem é essa história?
- Que personagem você achou mais interessante?
- Em que lugar se passa a história?
2ª etapa
Ao final da roda, organize com a turma novos empréstimos de livros e combine a data da próxima roda.
Ao final da roda, organize com a turma novos empréstimos de livros e combine a data da próxima roda.
Flexibilização
para deficiência intelectual
Veja se a escolha de livros que o aluno está fazendo é adequada e o auxilie quando for necessário. Avaliação
Observe se os alunos:
Veja se a escolha de livros que o aluno está fazendo é adequada e o auxilie quando for necessário. Avaliação
Observe se os alunos:
-
Demonstram interesse em selecionar livros para levar e ler em casa.
- Compartilham impressões, opiniões e passagens preferidas sobre os livros e as situações de leitura em casa.
- Recomendam a leitura do livro que leram levando em conta suas características e os gostos da pessoa para quem a recomendação é feita.
- Estabelecem relações entre a história lida em casa e outras conhecidas.
- Ampliaram seus critérios de escolha.
- Compartilham impressões, opiniões e passagens preferidas sobre os livros e as situações de leitura em casa.
- Recomendam a leitura do livro que leram levando em conta suas características e os gostos da pessoa para quem a recomendação é feita.
- Estabelecem relações entre a história lida em casa e outras conhecidas.
- Ampliaram seus critérios de escolha.
Flexibilização para deficiência
intelectual
Além disso, o acompanhamento dos avanços das crianças deve orientar o planejamento de intervenções individualizadas, quando necessário. Para alunos de inclusão, isso é ainda mais fundamental. A ideia é sempre criar condições e demandas para que todos tenham a oportunidade e o espaço de participar das conversas sobre a leitura. Assim, eles terão melhores critérios para selecionar títulos para o empréstimo, avançando em seus comportamentos leitores.
Além disso, o acompanhamento dos avanços das crianças deve orientar o planejamento de intervenções individualizadas, quando necessário. Para alunos de inclusão, isso é ainda mais fundamental. A ideia é sempre criar condições e demandas para que todos tenham a oportunidade e o espaço de participar das conversas sobre a leitura. Assim, eles terão melhores critérios para selecionar títulos para o empréstimo, avançando em seus comportamentos leitores.
Sexta-feira,23 de agosto de 2013
Pesquisa feita com alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio , com alguns professores e pais de alunos
2- O cinema reproduz muitas histórias narradas em livros. como podemos fazer com que as pessoas vejam o filme e não deixem de ler o livro?
3- Você acha que a baixíssima média de livros por ano (1 livro / ano) lidos no Brasil influenciam diretamente a forma e as atitudes da sociedade brasileira?
4- Que medidas que o governo poderia adotar para que o hábito de leitura pode ser atendida pela população?
5- Além da leitura de livros, o acompanhamento de revistas e jornais é fundamental para o desenvolvimento intelectual. Apesar disso, a interação do homem com esse meio de comunicação está cada dia menor. Para você, quais são os principais fatores que distanciam a população desses veículos de comunicação? (Internet, preço, má qualidade...)
Nessa quinta-feira dia 22 de Agosto de 2013, dia do Folclore, a sala de leitura apresentou na hora do recreio uma exposição com vários livros sobre o Folclore Brasileiro.
Folclore qual a sua origem
O folclore brasileiro conta com histórias incríveis. Confira aqui mais informações sobre a origem do folclore brasileiro.
saiba quais as origens do folclore brasileiro.
Em um país tão grande quanto o nosso, é natural que cada região tenha a sua própria quantidade de danças, histórias, crenças, mitos e lendas. E é também importante ressaltar que, a origem do folclore jamais pode ser muito precisa, pois é muito difícil encontrar o verdadeiro local de onde surgiu determinada lenda, pela primeira vez.
Qual a origem do folclore
Tentar achar a origem do folclore é como tentar encontrar a origem das palavras. por mais que saibamos que elas derivam de algum lugar, é praticamente impossível saber o momento exato de sua criação.
O que significa folclore
Folclore é tudo aquilo que envolve a cultura de um povo, como suas lendas, histórias, tradições, danças e músicas típicas, manifestações artísticas, mitos e até mesmo seus deuses antigos.
Assim sendo, cada povo possui seu próprio folclore, que pode até mesmo ser muito parecido com os de um povo distante, porém com algumas características próprias.
Como por exemplo a lenda das sereias, que dependendo de região do mundo onde é contada, esses seres variam de bons a terríveis, deuses a amaldiçoados, amigos da natureza, ou inimigos, mas existem em praticamente todas as culturas.
Origem do folclore no Brasil
Nosso país possui uma grande quantidade de mitos e lendas, que são contatos de maneiras diferentes em cada estado, ou até mesmo em cada cidade.
A origem de nosso folclore se mistura com nossa origem enquanto pátria. Como sabemos, em 1500, os Portugueses aqui chegaram, e colonizaram nossas terras. Mas muito antes disso, nossos índios já possuíam seu próprio folclore.
Ocorre que, com a chegada do novo povo, muito dessa cultura se perdeu, e o que sobrou, acabou se misturando ao folclore que os portugueses trouxeram de sua terra natal.
Ao longo dos séculos, o Brasil foi invadido por outros povos, e além disso, muitos imigrantes vieram para cá, tentar uma vida nova, e dessa maneira, cada um trouxe consigo uma parte do folclore de sua terra, que se misturou ainda mais a nossa cultura.
Principais manifestações folclóricas do Brasil-
Musica e dança
Entre nossas manifestações folclóricas, não podemos deixar de falar da música e dança, como cateretê, a polca, o maxixe, o lundu, o baião, o samba, o frevo, o xaxado, o fandango, o vanerão, o xote, o maracatu, a ciranda, o jongo, a tirana, a catira, o batuque, o pau-de-fita, a quadrilha, as cantigas de roda, as serestas, as modas de viola; as ladainhas, responsórios e cânticos sacros.
Festas e encenações
Entre nossas festas e encenações folclóricas, o Carnaval, o Congado, as Farras do Boi, as Cavalhadas, a Folia de Reis, a Festa do Divino, as Festas Juninas, as festa de Bumba meu boi ou Boi Bumbá, estão entre as mais importantes.
Linguagem, literatura e tradição oral folclórica
As adivinhações, provérbios e ditados populares, quadrinhas, piadas e anedotas, literatura de cordel, trava línguas, parlendas e também as frases de pára-choque de caminhão sãos muito conhecidas.
Mitos e lendas do folclore brasileiro
Quando falamos em folclore, muita gente pensa que isso só se refere a seres míticos, mas com tudo que você leu acima, deu para perceber que folclore envolve praticamente toda a cultura de um povo. Agora confira alguns dos mitos e lendas mais conhecidos do nosso folclore.
Boitatá
Uma das lendas indígenas mais antigas é o Boitatá, que conta que nas matas existem obras de fogos gigantescas, tais cobras vivem nos rios, e de acordo com cada tribo, pode ser um ser cruel, ou um protetor das florestas. Essa lenda também é descrita em cartas que o padre jesuíta José de Anchieta, enviou a Portugal no ano de em 1560.
Capelobo
Uma versão indígena do famoso lobisomem. Esse animal possui corpo de homem, focinho de anta ou de tamanduá e pés de girafa. Ele vaga pelas noites, em busca de alimento, dando preferencia a cabeças de animais recém-nascidos e sangue humano.
Cobra-Grande
Você já assistiu ou ouviu falar no filme “Anaconda“?, Pois bem, ele deriva de uma lenda da região norte de nosso país. Principalmente os índios e caboclos da região acreditam que próximo aos rios da Amazônia existe uma gigantesca cobra, que vive nos rochedos. E quando ela sai de sua morava, lança raios e faz chover.
Corpo-Seco
Conta a lenda que um homem, que era o mais cruel dos homens que já viveu na Terra, não fora enterrado depois de morto, pois nem mesmo a Terra o queria. Ele também foi rejeitado por Deus e pelo Diabo, e seu corpo seco perambula por aí, abrigando sua alma repugnante e má, até o fim dos tempos. O Corpo Seco é uma versão das lendas de zumbis.
Boto
Acredita-se que, em noites de lua cheia, boto sai da água e se transforma em um homem lindo, elegante e charmosos, que encanta as moças e as engravida.
Curupira
Esse ser mítico é também chamado por outros nomes, como Caipora, Caiçara, Caapora, Anhanga ou Pai-do-mato. Montado em um porco do mato, esse ser de baixa estatura, cabelos de fogo e pés virados para trás prega peças em caçadores e protege as florestas.
Lobisomem
São várias as lendas do Lobisomem em toda a parte do mundo. No Brasil, a mais conhecida é a lenda que conta que um homem amaldiçoado, seja por uma bruxa, ou por ter pecado contra deus, se transforma na terrível criatura quando é lua cheia.
Cuca
Uma bruxa velha, com cara e rabo de jacaré, que rouba as crianças para comê-las. Essa lenda é semelhante a lenda do Bicho-papão.
Iara
No Brasil, Iara é uma das variações mundiais das lendas sobre sereias. Com cabeça e corpo de uma linda mulher, e cauda de peixe, Iara encanta os homens com sua voz e beleza, levando-os para o fundo do rio.
Em algumas regiões, além de afogá-los, Iara também devoraria os pescadores, já que se alimenta apenas de carne humana, em outras lendas, ela é uma protetora dos rios, e só faz isso aos homens ruins.
Mapinguari
Um dos mais terríveis monstros que habita a Amazônia. Tem um corpo de macaco, porém alto como um homem, seu pelo é escuro, possui um focinho pontudo, e garras como as do jacaré. Seus olhos variam entre apenas um, ou dois, e quando estão abertos, exalam um cheiro horrível. Sua boca vai desde o umbigo até o nariz, abrindo na vertical, em outras lendas, ela abre na horizontal, porém fica situada no meio da barriga.
Mula sem cabeça
Uma das lendas que vieram para o Brasil com os Portugueses e Espanhóis. Segundo consta, uma mulher que se deita com um padre é transformada nesse monstro.
Além desta versão, ainda há uma que conta que, quando uma menina nasce de um amor amaldiçoado, seja pela família, por uma bruxa, ou por Deus, ela se tornará uma mula sem cabeça. Para acabar com a maldição, é preciso tirar dela o arreio encantado, ou então feri-la mortalmente.
Negrinho do Pastoreio
A muito tempo atrás, na época da escravidão, depois de perder um cavalo, o dono de um menino escravo manda espancá-lo, e depois jogá-lo em um formigueiro. No dia seguinte, quando vai verificar o estado do garoto, se depara com ele em pé, sem nenhum ferimento, e ao seu lado, Nossa Senhora Aparecida, e também estava lá o cavalo perdido, e todo o resto dos cavalos que pertenciam ao dono do pequeno escravo.
O homem pediu perdão, mas nesse momento, o Negrinho do Pastoreio beijou a mão da Santa, e saiu em disparada com a tropa de cavalos. Depois disso, tropeiros, mascates e carreteiros, e viajantes alegavam ter visto um garoto negro, montado em um cavalo, e liderando uma grande quantidade de belos cavalos.
Saci Pererê O Saci Pererê é um ser mítico, com a aparência e estatura de um menino negro. Porém ele tem uma única perna, e por isso vive a saltar por aí. Ele nasce dentro dos gomo do bambu.Em algumas regiões, ele é um ser endiabrado e maligno, que gosta de fazer maldades, em outras, ele é um brincalhão, que gostar de pregar peças nas pessoas, escondendo suas coisas, e fazendo aparecer depois, em lugares inusitados.
Ele usa um gorro vermelho, e quando alguém lhe tira esse gorro, ele perde seus poderes. O Saci também gostar de fumar cachimbo, e só existe uma maneira de prendê-lo: é preciso ficar atento quando ocorrer um redemoinho, pois o Saci o usa para se locomover sem ser notado, e então, é só jogar uma peneira, e depois basta colocar o Saci dentro de uma garrafa e tampá-la.
Sala ambiente de Leitura EE Dr
Waldemar Moniz da Rocha Barros
''Este é o espaço para que os alunos da escola possam ler com prazer,
tirar suas dúvidas sobre pesquisas e trabalhos solicitados pelos professores.
As alunas Anielle , Beatriz, Jéssica, Luana e Jaqueline do oitavo ano do
ensino fundamental da EE Dr Waldemar Moniz da Rocha Barros, são alunas
monitoras da sala de leitura de nossa escola que iniciam neste 1º semestre de
2013, atividades de leitura e pesquisa em período diverso de seu estudo
regular. Elas colaboram com a rotina da sala ambiente de leitura, auxiliando no
trabalho de agendamento e empréstimos de livros, organização e cuidados com
acervo bibliográfico. Além de auxiliarem em atividades de incentivo á leitura e
orientação à pesquisas, participam também como facilitadoras da aprendizagem da
leitura e escrita junto aos alunos dos 6ºs e 7ºs anos que encontram dificuldades em seus estudos ou necessitem de incentivo no
ato de ler.''
( Prof.ª Salete D. do Amaral - Professora responsável pela sala ambiente
de leitura.)
Comentários das monitoras:
Anielle: '' Estou muito feliz em poder ajudar a escola, aqui na sala de leitura...Aqui estou presenciando vários alunos que tem uma certa dificuldade na hora de ler e escrever, fico muito entusiasmada em estar ajudando um desses alunos, pois sei que no lugar dele também gostaria de receber essa ajuda.''
Jaqueline: '' Esta experiência está sendo muito interessante porque me estimula a ler.''
Luana: '' Estou gostando de participar como monitora na sala de leitura, pois eu fico feliz em ajudar a escola além de fazer com que eu goste de ler cada vez mais.''
Beatriz: " Ser monitora da sala de leitura é muito gratificante , estou aprendendo muito e ajudando outros alunos também.''
Isabela: ''Entrei hoje, estou adorando a experiência pretendo continuar ate o final''
Stephanie: ''Participei o ano passado e hoje retornei com muita vontade de interagir com as outras monitoras e com os alunos''
Projetos e eventos 2012 na sala de leitura
INFORMES- SALA AMBIENTE DE LEITURA – SOLICITANDO A COLABORAÇÃO DE TODOS OS PROFESSORES DA ESCOLA
1=Bienal do livro 2012 - vídeos para professores – site educacao
d)Como transformar leitura em um hábito prazeroso?
Solicito a gentileza conforme combinado em ATPC de 22/08 que todos os professores relatem aos alunos sua experiência de leitor e que fale sobre um livro que leu e gostou muito. Objetivo: Buscar no aluno interesse pela leitura e produção de textos, assim como perceber no professor, indiferente de sua disciplina, a importância do ato de ler. Ler não somente por necessidade, mas também e principalmente por prazer.
2-PRÓXIMA SESSÃO CINEMA – 30/08/12 – 14 horas - Filme O Jardim Secreto
Envolvidos: Alunos monitores e demais interessados do período da manhã e 6ª C.
A sala de leitura estará oferecendo a cada 15 dias, sempre nas quintas-feiras, filmes da literatura estrangeira, cujos livros temos no acervo da escola. Estamos providenciando cópias destes filmes e estes poderão ser emprestados para os professores que desejem oferecer para outras turmas e séries em outro dia e horário de acordo com suas possibilidades. Assim que possível estaremos oferecendo uma lista dos livros/filmes mais adequados para nossos alunos.
3-ALUNOS MONITORES – São alunos que possam frequentar o contra turno (desafio) e participar de projetos de leitura e pesquisa na sala de leitura. Atualmente temos 3 alunos da 6ª série C que participam no período da manhã ( das 08:30 as 9:30) , aproximadamente 09 alunos de 7ª série A e B e 8ª A e D, no período da tarde ( das 14 as 16 horas) nas quintas-feiras. Excepcionalmente e mediante autorização, um ou outro aluno aparece também em outros dias da semana. Todos os alunos desde 5ª série até 3º ano foram convidados a participar, porém os interessados estão entre 6ª e 8ª séries com a devida autorização dos responsáveis. Inicialmente foi providenciado crachá para estes monitores e futuramente estarão uniformizados com camiseta vermelha identificando nas costas da mesma” monitores da sala de leitura”, visando facilitar sua identificação fora do período de aula na escola, principalmente no recreio e também seu comportamento no projeto. Embora exerçam monitoria e organização de acervo, o objetivo principal do programa é o incentivo a leitura e escrita diversos ( desafio). Alguns destes estão em observação e poderão ser afastados do projeto caso no período regular ou no contra turno não apresentarem comportamento adequado.
4- EMPRÉSTIMOS E DEVOLUÇÃO DE LIVROS – Existe um agendamento semanal programado junto aos professores de Língua Portuguesa. Fica a critério do professor de outra disciplina autorizar ou não algum aluno a fazer devoluções durante sua aula, desde que naquela semana não tenha sido oferecido espaço de acordo com a programação devido á falta do aluno no dia, ao não atendimento da sala de leitura ou outro problema que o professor de Língua Portuguesa tenha vindo a encontrar neste período.
5- VISITA AO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGESA E DO IPIRANGA-O núcleo pedagógico da Diretoria de Ensino, através das PCNPs de Língua Portuguesa estão com um projeto de visita para estes locais no mês de Setembro deste ano. Ainda não há uma definição sobre o dia da visita que está entre 06 ou 13/09. Provavelmente até o dia da próxima capacitação que será 03/09 teremos a confirmação precisa. Cada escola que conta com sala de leitura levará 2 alunos de 8ª série que demonstrem interesse por leitura e comprometimento om os estudos. Em ATPC foram escolhidos os alunos Pedro e Vitória da 8ª série A. Estes alunos já efetuaram pesquisas e trocaram correspondências com outros alunos de outra escola relatando sobre suas pesquisas sobre os museus e suas expectativas da visitação. Foram feitas cópias das cartas enviadas e recebidas e estão disponíveis para os professores que quiserem fazer uma leitura. Ao final do projeto das PCNPs, os alunos deverão escrever um artigo de opinião e deverão ser multiplicadores para a sua classe. Ficará a critério da Direção da Escola estender os resultados também para outras turmas e/ou séries. Por solicitação das autoras do projeto, a multiplicação deverá ocorrer em aulas de História e os artigos de opinião avaliados num primeiro momento, pelo professor de Língua Portuguesa. A partir do solicitado pelas autoras, a equipe escolar poderá opinar e sugerir outras formas de aproveitamento deste processo.
6-AVALIAÇÃO E RESULTADOS DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS Todas as atividades que se iniciaram desde fevereiro deste ano estão sendo arquivadas em portifólio e no final de outubro estarão sendo enviadas também em Power point para apreciação das PCNPs e Supervisor responsável pela sala de leitura. No site da Diretoria de Ensino foram postados os primeiros relatórios enviados e aprovados do 1º semestre por estes responsáveis. Agradecemos a colaboração e estamos abertos a sugestões. 08/2012 Salete Domingas do Amaral Professora responsável pela Sala de Leitura da EE Waldemar Moniz da Rocha Barros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário